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3 Dicas para construir um mailing de sucesso

No Marketing Digital, umas das principais estratégias de relacionamento com o público-alvo é o E-mail Marketing. E, para que ele seja eficaz e traga resultados para sua empresa, é preciso trabalhar com uma lista de contatos recheada de pessoas engajadas, que possuam interesse pelo seu mercado, produtos e serviços, ou seja, um mailing repleto de possíveis clientes.

Porém, obter um mailing bem segmentado e com chances reais de conversão pode levar algum tempo e esforço da sua equipe de marketing. Para ajudá-lo na construção da melhor lista de contatos para sua empresa, seguem três dicas importantes para construção de mailing:

Não compre mailings prontos

É bastante comum ceder às opções, aparentemente, mais simples e rápidas, como listas de contatos prontas e pouco segmentadas. Inicialmente, quando ainda não se tem muitos contatos assertivos, esse parece ser o caminho certo a seguir. Porém, investir seu tempo e conteúdo em um grupo de pessoas aleatórias, sem conhecimento prévio da sua marca e serviços, pode se tornar uma grande perda de tempo e dinheiro.

As pessoas presentes nessas listas não demonstraram interesse pela sua empresa ou seus produtos e serviços. Elas nem, ao menos, pediram para receber seu conteúdo. Portanto, as chances de converter um desses contatos em um novo cliente são muito pequenas. Ou ainda pior, os contatos que receberem seus e-mails podem considerá-los spam, fazendo com que você perca a chance de prolongar o contato com esse lead e sua credibilidade.

Faça com que o usuário queira receber seu conteúdo

Para que isso aconteça, suas ações, sejam elas feitas com links patrocinados no Google Ads, Facebook Ads, Landing Pages, etc., devem ser planejadas com base no que é mais interessante para o seu público-alvo. Elas tem de ser atraentes e oferecer soluções para os usuários. A oferta de materiais educativos, como eBooks e webinars, é uma das que mais geram retorno na captação de leads.

Pode parecer um pouco óbvio, mas é importante ressaltar que, nesse processo, o usuário precisa sentir que está entregando seus contatos por espontânea vontade, porque gostou do seu conteúdo e depositou confiança na sua marca.

Segmente e crie conteúdo interessante

Depois de conquistar os dados de contato de um usuário, vem uma tarefa ainda mais difícil. Mantê-lo na sua lista. É comum que, com o tempo, algumas pessoas do seu mailing optem por deixar de receber seu conteúdo. E, para que isso não aconteça, cabe à você criar estratégias a fim de fomentar o interesse desses leads, fazendo com que eles esperem por novos conteúdos.

Uma forma de facilitar esse trabalho é segmentando seu público. Crie grupos de acordo com faixa etária, cargo, sexo, interesses, entre outros. Dessa forma, o planejamento poderá ser feito com base nas características do lead. Isso gera mais chances de conversão, pois você estará trabalhando com o conteúdo certo para determinada pessoa.

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