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Como se relacionar com seus leads para gerar oportunidades de negócio?

Como se relacionar com seus leads para gerar oportunidades de negócio

Existe uma série de estratégias para uma empresa alcançar sucesso no mercado digital e gerar oportunidades de negócio.

Dentro dessas ações encontramos sites responsivos que possam ser acessados em diferentes dispositivos, uma boa identidade visual que represente bem seu negócio e atraia olhares, blog com informações pertinentes para nutrir seu público-alvo e fanpages nas redes sociais para um contato mais direto com as pessoas.

Mas o que fazer quando você possui diversos contatos em mãos e necessita estabelecer um bom relacionamento para mantê-los sempre perto do seu negócio? Uma boa gestão do relacionamento de leads pode ajudar nessa tarefa.

Neste artigo vamos abordar maneiras efetivas de se relacionar com seus leads e gerar oportunidades de negócio para sua empresa.

Antes, é necessário colocar em prática algumas estratégias de marketing digital que já citamos neste artigo e textos anteriores para a efetiva geração de leads.

Só para refrescar a memória, uma delas é atrair visitantes para seu site e envolvê-los com informações que os ajudem a solucionar problemas que os afetam, sendo bastante didático e solícito para que eles possam confiar no seu produto, conhecer seus benefícios e saber que você possui exatamente o que eles precisam, sem optar pelo produto dos concorrentes.

Por que estabelecer um relacionamento com os leads?

Após ter os dados dos leads nos seus registros, é hora de se relacionar com eles. Esse relacionamento é como uma troca: para manter todo mundo por perto, você precisa oferecer algo que os mantenham conectados a sua marca, interessados no que você tem a dizer e oferecer para estreitar os laços.

Além disso, manter seus clientes ou leads já conquistados é muito mais barato e exige menos esforço da equipe de vendas e prospecção na conquista de novos clientes. Além desse esforço, quando você deixa de se relacionar com os leads, existe uma grande possibilidade de perdê-los e até deixá-los prontos para serem fisgados por outras empresas.

Esta é uma maneira eficaz de gerar resultados efetivos e evitar maiores gastos com campanhas extras, formação de novas listas e contratação de serviços para gerar mais novas listas de e-mails.

3 passos para gerar relacionamento com seus leads

1. Criação de conteúdos relevantes

Todo mundo, em algum momento do dia, da semana, do mês ou da vida acaba por encarar algum tipo de necessidade.

Essa demanda pode surgir de diversas formas, como morar, comer, vestir e muitas outras que tornem nossa vida mais confortável e produtiva.

Essas necessidades também podem ser desde as mais essenciais até as supérfluas, e você precisa identificar de que forma seu produto entra como facilitador na vida das pessoas.

Para exemplificar de maneira mais clara, vamos supor que você tenha uma loja de material de construção.

Seu comércio vende tintas, ferramentas, peças de acabamento e afins. Você precisa demonstrar para as pessoas que seus produtos são necessários para manutenção da casa ou até mesmo pequenas reformas sazonais.

Além disso, a indústria dos materiais de construção e reformas lançam, a cada ano, produtos cada vez mais práticos e fáceis de utilizar que dispensam a contratação de profissionais especializados.

Assim, você pode produzir textos, vídeos, tutoriais e até material gráfico que explique como colocar quadros na parede até a pintar paredes sem muita sujeira e com máximo de economia de tinta. E esses conteúdos, além de trazerem mais leads para seu site, poderão ajudar seu site ou comércio eletrônico a aparecer com mais frequência nos motores de busca, já que ele passará a ser mais acessado.

Um lembrete: não bastam apenas campanhas pagas para que seu site seja considerado relevante para buscadores como o Google. Ele também precisa de muitas visitas e de conteúdo repleto de palavras-chave que ajudem esses buscadores a unir o público com o conteúdo ou produto que ele deseja.

2. Compartilhamento do conteúdo

Como citamos anteriormente, é necessário produzir conteúdo relevante com palavras-chave e que despertem interesse das pessoas.

Mas de que maneiras posso entregar esse conteúdo?

Vamos elencar algumas possibilidades de levar informação de maneira atrativa.

Blog

O blog é uma ferramenta coringa para ser incluída no seu site e gerar oportunidades de negócio. Ele atrai, informa, envolve e engaja a audiência. Isso porque ele traz oxigenação para o site através da constante atualização de conteúdo, incremento de palavras-chave no site e manutenção dos leitores que buscarão dicas e outros assuntos interessantes para melhorar o dia a dia.

Para uma estratégia de blog efetiva, é importante que o conteúdo deva estar alinhado com os objetivos de marketing e vendas da empresa.

Ainda, o blog deve prever uma ligação de seu conteúdo com os envios de e-mail marketing. Ofereça conteúdos extras em troca de endereços de e-mail dos leads e outros dados relevantes.

Confira nosso artigo com 5 motivos para sua empresa implementar um blog corporativo

Produção de vídeos

Similar ao blog, um canal de vídeos ou pequenos filmes tutoriais intercalados com textos do blog trazem maior dinâmica, quebrando a monotonia e mostrando na prática como utilizar materiais de maneira correta e otimizada dos produtos, além de mostrar a eficácia na solução de uma necessidade do potencial cliente.

Tanto os textos quanto os vídeos ainda podem ser compartilhados entre as pessoas, aumentando a visibilidade da marca. Por isso, capriche no conteúdo com leveza, humor e linguagem apropriada ao público que se deseja alcançar.

Redes sociais

Os canais sociais são essenciais para um contato mais rápido e direto com o público, mas não é só para isso que servem as redes sociais.

Hoje, elas representam a identidade da marca, trazem informações rápidas e interessantes dos produtos e seus benefícios, além de levar o público ao site e gerar oportunidades de negócio.

E-books

Para assuntos mais complexos e que necessitam de aprofundamento, os e-books, recheados de informação preciosa, servem como uma boa moeda de troca entre as empresas e os leads.

Você, que tem aquela loja de materiais de construção no exemplo já citado, pode oferecer, por exemplo, um material completo desde como escolher a tinta mais adequada para cada superfície, escala de cores, como misturar as quantidades ideais com ingredientes complementares, tempo de secagem e etc.

Para baixar o e-book, você pode solicitar o e-mail do visitante e outros dados que julgar importante para contato e gerar oportunidades de negócio futuras.

3. Utilização dos dados do lead para gerar oportunidades de negócio

Agora que você tem os dados de e-mail e sabe as necessidades do visitante do seu site, é hora de estreitar o relacionamento.

Utilize e-mail-marketing, mensagens instantâneas e outras formas de contato que ofereçam a solução que o futuro cliente tanto busca.

Não se esqueça de incluir a maneira mais fácil de encontrar o produto/serviço que você oferece com links diretos e ainda mais dicas que possam servir de solução para problemas similares ou, ainda, temas relacionados ao gosto do leitor.

Pronto! A partir desses passos, você já pode colocar em prática o que aprendeu e ainda elaborar estratégias mais alinhadas com o seu negócio e como pretende encantar os leitores do seu conteúdo para gerar oportunidades de negócio.

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