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Google Ads, o personagem principal para gerar leads qualificados

Google AdWords, o personagem principal para gerar leads qualificados

Gerar leads qualificados vem se tornando um desafio cada vez mais difícil para empresas de todos os portes. No marketing digital existem tantos meios de geração de leads que acaba ficando difícil definir qual é a alternativa mais vantajosa e que possui o melhor custo/benefício para aplicar na sua estratégia de marketing digital e gerar leads qualificados para sua equipe de vendas.

Imagine que uma clínica médica precisa comprar material hospitalar descartável e decida pesquisar fornecedores pela internet. Qual a primeira ação da pessoa responsável pelo departamento de compras?

Realizar uma pesquisa no Google, o maior site de buscas do mundo.

Em frações de segundos o Google retorna com milhares de opções para as palavras-chave digitadas: “material hospitalar descartável”, por exemplo.

Dificilmente o possível comprador olhará a lista de empresas a partir da terceira página. Algumas pessoas podem pesquisar até a segunda lista de resultados, mesmo assim isso é raro. A atenção do usuário volta-se imediatamente para os links que surgem em destaque, no topo da página. Portanto, as empresas que aparecem na página inicial do Google têm mais chances de serem consideradas na jornada de compra da clínica médica, não é mesmo?

Mas como as empresas conseguem essa posição de destaque nas páginas do Google?

Simples. Essas empresas investem em gestão de links patrocinados, que são criados através de uma ferramenta poderosa do próprio Google, o Google Ads. São empresas que acreditam no potencial do marketing digital e, por essa razão, aproveitam todos os recursos para projetar suas marcas, produtos e serviços na web. Com isso, conseguem gerar leads qualificados e fazer muitos negócios pela internet.

Um trabalho bem feito no Google Ads garante um aumento nas vendas em curto prazo. Os sites que aparecem na primeira página do Google recebem mais visitas e, consequentemente, têm mais chances de fechar vendas. O Google Ads mostra o anúncio para o público no momento ideal, ou seja, exatamente quando as pessoas estão ativamente buscando pelos seus produtos ou serviços no Google.

Vantagens de usar o Google Ads para gerar leads qualificados

O Google Ads é uma plataforma que possibilita a criação de links patrocinados, ou seja, anúncios pagos em formato de texto, imagem ou vídeo, com o objetivo de destacar o site de uma empresa na primeira página do Google.

Maior visibilidade

As campanhas de links patrocinados do Google Ads proporcionam muita visibilidade ao site anunciante. O público entende que os sites que aparecem na listagem inicial são os mais relevantes e tem mais autoridade no assunto. Além disso, ao utilizar o Google Ads você consegue divulgar sua empresa em outras plataformas como na rede de display (grandes portais de conteúdo e notícias) e outras redes como Google Maps, Google Shopping e YouTube.

Segmentação de público-alvo

Outra vantagem é que a plataforma possibilita a criação de campanhas com segmentação de público-alvo. Ou seja, você pode fazer uma divulgação mais forte em regiões geográficas de maior interesse, especificando também o perfil do público-alvo. Dessa forma, é possível atrair visitantes qualificados para o site, aqueles com maior potencial de compra. Essa estratégia garante resultados positivos, ao contrário de ações aleatórias e sem foco.

Custo/Benefício

Ao decidir entrar para o mundo dos negócios online, é fundamental utilizar as ferramentas certas na estratégia de marketing digital da sua empresa. O Google Ads, sem dúvidas, é um recurso muito eficaz para dar visibilidade ao site e atrair a atenção de potenciais clientes, principalmente aqueles que já passaram do primeiro estágio do funil de vendas. Em curto prazo você perceberá os resultados gerados pelo Google Ads e terá controle total sobre seu orçamento, pagando somente por cada visita efetiva no seu site.

Avaliação de resultados

O Google Ads gera estatísticas importantes que permitem avaliar os resultados e ajustar as campanhas ao longo do percurso. Com a plataforma integrada ao Google Analytics, você terá dados sobre a quantidade de cliques, visualizações e conversões em tempo real. Essas informações são fundamentais para controlar o orçamento e, se necessário, tomar alguma atitude para melhorar o desempenho da sua estratégia.

No Google Ads você decide quanto quer pagar

A plataforma do Google Ads é muito objetiva em relação aos custos das campanhas. Você decide quanto quer gastar com suas campanhas de links patrocinados. E o melhor é que, durante a ação, é possível alterar o orçamento, aumentando ou diminuindo os valores, conforme seu interesse e os resultados parciais da campanha.

Alguns modelos de pagamento do Google Ads são:

  • Custo por clique (CPC): Você paga por cada clique no anúncio, ou seja, você só será cobrado por cada visita efetiva no site.
  • Custo por mil impressões (CPM): Você paga a cada mil visualizações do anúncio.
  • Custo por aquisição (CPA): O custo é calculado com base em conversões, ou seja, por cada lead gerado, como o preenchimento de um formulário, download de um e-book, participação em alguma pesquisa, fechamento de uma compra, etc.


Outro recurso interessante é o simulador de lances, ele permite estimar os custos antes de iniciar uma campanha de links patrocinados. Você também consegue fazer uma campanha com pagamento antecipado (pré-paga) ou pagar conforme os resultados obtidos.

Vale a pena investir no Google Ads para gerar leads qualificados?

Apesar de o Google Ads ser uma plataforma simples, para criar uma campanha de geração de leads devemos planejar e pensar de forma estratégica. É importante definir metas e objetivos no plano de marketing digital para melhor direcionar as ações.

Uma campanha bem planejada garante resultados imediatos, pois o anúncio é exibido quando o público desejado está fazendo buscas na web. Em pouco tempo você consegue aumentar o fluxo de visitantes e gerar leads qualificados para sua empresa.

Resumindo, vale a pena investir no Google Ads porque você anuncia para pessoas que já estão pesquisando pelo produto ou serviço que você oferece. Alinhando essa ferramenta ao plano estratégico de marketing digital, certamente, em curto prazo você irá comemorar resultados positivos de aumento nas vendas. Se o seu objetivo é gerar leads qualificados para sua empresa, pode apostar que o Google Ads é a ferramenta certa.

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