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Marketing: O diferencial da sua empresa nos tempos de crise

Nós sabemos que, quando a crise aperta, muitas empresas veem como solução e/ou alternativa dispensar alguns setores julgados como superficiais, com o intuito de se manter estável e tentar superar os tempos difíceis. E, em grande parte dos casos, uma das áreas que estão no topo da lista de corte é o marketing.

O porquê desse desprezo com um setor que traz tantos benefícios para as empresas é bastante simples: a maioria dos empresários e gestores encaram o marketing como uma fonte de trabalho e despesas sem retorno. E é importante deixar claro que, sem um planejamento focado nos objetivos da empresa, essa presunção pode ser verdadeira.

Não estamos dizendo que o corte de custos é prejudicial, mas, sim, que ele deve ser feito de forma inteligente, para trazer resultados positivos. Banir sua equipe de marketing, ou interromper o contrato com a agência que gerencia o setor para você, pode custar caro em um futuro próximo.

É preciso tomar certo cuidado para não demonstrar, involuntariamente, desleixo com a imagem da marca e, também, esquecer de avaliar as novas necessidades de seus clientes. E, isso, é o que seu marketing sabe fazer de melhor. Se a sua empresa souber o que o cliente tem buscado e quais são suas prioridades, no momento da crise, ela poderá oferecer as soluções ideais para ele. Gerando, assim, o retorno desejado sobre o investimento.

Fazer com que o marketing sobreviva em meio à crise, sem dúvida, não é uma tarefa fácil. Mas, se for trabalhado da forma correta, ele pode ser a mão que tirará sua empresa do fundo do poço. Para começar, é preciso entender que, com a crise, o pensamento e os hábitos do consumidor mudam quase que completamente, e é sobre essas mudanças que sua estratégia será construída.

Analisar os novos critérios de compra do cliente, as suas prioridades e descobrir o que é indispensável para ele possa mudar drasticamente o seu cenário de vendas, pois, com isso, você saberá exatamente o que oferecer, quando e para quem. E não esqueça de reforçar o relacionamento com seus clientes fiéis, são eles que, mesmo em recessão e mudanças na forma de consumo, permanecerão contigo.

Outro ponto importante para destacar é a importância de se fazer presente, durante a crise. Como muitas empresas colocam suas ações de marketing em stand-by, aquelas que se mantém vivas no universo digital ou nos demais veículos, ganharam maior destaque, consequentemente. E, também, as pessoas tendem a valorizar mais as marcas que divulgaram seus serviços e produtos mesmo com a necessidade de reduzir custos.

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